sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A história do arquétipo masculino mais latino de todos: Hermes.

Meu nome é Hermes em grego se escreve  Ἑρμής. Em Roma sou mais mais conhecido como Mercúrio. Já vivi muito. Sou do tipo "espírito velho". 
Como divindade, sou adorado desde a história pré-Grécia. Tenho muitas peculiaridades: fui o deus da da fertilidade, depois fui o deus da magia, da comunicação, da divinação, dos rebanhos, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação. Sou também o guia das almas dos mortos para o reino de Hades.  No Tarot sou o mago.
Ao longo dos séculos, meu mito foi extensamente ampliado, tornando-me o mensageiro dos deuses e patrono da ginástica. Engana-se contudo, quem pensa que vai me encontrar em academias. Deixo isso para meu irmão Ares. Ele que é o cara que gosta de levantar peso. Gosto de aventura, estrada, ar livre. Aliás, gosto da liberdade.  Talvez me vejam por aí andando de mountain bike, fazendo paintboll, alpinismo, montanhismo, traking, hang glinding, skate e por ai vai...
Tenho a passionalidade como minha maior expressão.  Mas sou esperto, ainda bêbe passei a perna em meu irmão Apolo, um dos mais racionais do Olimpo. Tive que jurar não roubá-lo de novo.  Sou um grande mentiroso. 
A música que mais me define é "Sangue latino":


"Minha vida, meus mortos
Meus caminhos tortos
Meu Sangue Latino..."

Sou um grande "Don Ruan", tive muitas deusas e ninfas em minha vida, menos Perséfone minha maior desejada que fugiu com Hades. Tentei ir resgatá-la, mas ela comeu a romã rapidinho, o fato é que algumas mulheres gostam do estilo bad boy e posso jurar (pelo menos nesse momento) que com ela eu iria ser diferente. 
 O fato é que nunca me faço de difícil e quando estou com uma mulher (seja mortal, ninfa ou deusa) ela é sem dúvida a mais adorada do planeta (pelo menos nesse momento), posso jurar com verdade que ela é única e, de fato, ela é única (pelo menos nesse momento).  Mas a questão é que elas sempre acham que estou mentindo, e vendo pelo ângulo delas eu realmente estou. Eu deveria ser exclusivo, talvez um dia eu consiga, por enquanto, fico eu e minha solidão e o início da minha música que diz:


"Jurei mentiras
E sigo sozinho
Assumo os pecados
Os ventos do norte
Não movem moinhos
E o que me resta
É só um gemido
Minha vida, meus mortos
Meus caminhos tortos
Meu Sangue Latino
Minh'alma cativa"




7 comentários:

  1. Um excelente ponto de vista contemporâneo sobre o mito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dauberth. Fiquei receosa a respeito da confusão Arquétipo/ Esteriótipo, mas percebo que o pessoal soube separar bem bacana.

      Excluir
  2. A ideia contida em "pelo menos nesse momento" é muito melhor que a ideia de exclusividade, pois nos remete à fluidez, a um estado de leveza. Exclusividade é coisa de gente arrogante e egoísta, insegura ou aparecida. Prefiro incluir do que excluir. Exclusão já existe em demasia na nossa sociedade e não dá certo. Viva a inclusão e o amor livre! Sem a tacanhice da exclusividade. O que importa é o afeto! =p

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você anda muito "muderno" saiba que é difícil encontrar quem entre na tua. As pessoas são ciumentas, inseguras e querem atenção e exclusividade. E não venha com essa de que isso é coisa de gente imatura, tacanha e arrogante. Somos socialmente constituídos. Não é porque nosso interior é mais moderno e de vanguarda do que o dos demais é que todos vão pensar como nós. Aí está em suas mãos a decisão: ou encontra alguém assim para dividir sua vida, ou vive no mundo do ideal. Eu, por exemplo, prefiro não arriscar. Ainda acredito no amor romântico. E não me mostre vídeos daquela Navarro. Acho que ela fala de coisas que nunca vivenciou. Recentemente, abri mão de alguém muito significativo para mim. Fui tola e fui racional. Tive que ser grossa, porque sei que ele iria retornar se não agisse daquela maneira. Eu sabia que não ia ter futuro e resolvi abrir mão do "pelo menos nesse momento". :(

      Excluir
    2. rsrsrs

      eu gosto de você =) Não fique brava comigo =(

      M"o"dernidade e romantismo podem andar juntos...

      Não fique chateada, logo você encontrará alguém especial de quem não precisará abrir mão ou encontrará o momento propício para ter aquele que já lhe é especial.

      Talvez ache um homem romântico 100% ou um "muderno" na aparência, mas romântico na essência =p

      Beijo!

      ps: tem certeza que não quer mais alguns vídeos da Navarro? rsrsrsrs Existem vários, podemos discuti-los =)

      Excluir
    3. E quem disse que fico brava com você? Só debati ideias. Não acho que você é do tipo que vai dividir uma mulher com outro cara. :)

      Excluir