sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Arquétipos das deusas olimpianas encontrados em filmes Disney:


Quando os pais escolhem filmes ou contos de fada aos filhos inconscientemente estão levando algumas mensagens a respeito do arquétipo envolvido naquele filme ou animação. Vejamos o exemplo com histórias das heroínas Disney.




Mulan – Atenas
Mulan mostra uma corajosa jovem chinesa que se passa por um guerreiro no lugar de seu pai debilitado e ajuda o exército imperial chinês a expulsar os invasores hunos. 

Atenas, deusa da sabedoria, unia-se aos homens como seus iguais ou como uma supervisora do que eles faziam. Era a pessoa mais calma na batalha e a melhor estrategista. Sua maneira de se adaptar era a identificação com os homens - ela se tornava como um deles. As garotas tipo Atenas usualmente não são filhas-problema, como muitas outras. As cenas de gritaria e lágrimas estão notavelmente ausentes. A mulher tipo Atenas sente-se atraída pelos homens bem sucedidos. 



Pocahontas - Ártemis 


Pocahontas, filha de Chief Powhatan,discute a possibilidade de ela se casar com Kocoum, um bravo guerreiro que ela vê como demasiado "sério" quando em conflito com sua personalidade espirituosa. Chefe Powhatan dá à Pocahonatas o colar de sua mãe como um presente. Pocahontas, junto com seus amigos, o glutão raccoon Meeko e o beija-flor Flit, visita a Vovó Willow (salgueiro), que numa conversa espiritual a alerta para a presença dos ingleses. 

Artemis, a deusa da caça, abandonou a cidade, evitou o contato com os homens e passou sua vida na selva com seu grupo de ninfas. Nos mitos, Ártemis agia rapidamente para proteger e salvar aqueles que apelavam a ela pedindo socorro. 





Encantada – A jovem Perséfone 

Tem início no reino animado de Andalasia, onde conhecemos a bela princesa Giselle,que se apaixonou por Edward ,o príncipe do reino. Infelizmente, os planos de casamento dos dois são frustrados pela Rainha Narissa, a madrasta de Edward. Não querendo que seu enteado casasse, por medo de perder a coroa, ela usa suas práticas em magia negra para se transformar em uma velha e atrair Giselle no dia do seu casamento para o que ela chama de um poço dos desejos. Quando Giselle se aproxima do mesmo, ela é jogada lá dentro por Narissa, e vai parar no mundo real em plena Times Square como um ser humano de verdade. Perséfone era uma garota despreocupada que colhia flores e brincava com suas amigas. Então Hades apareceu repentinamente em sua carruagem numa abertura da terra, pegou a jovem à força e a levou de volta para o Inferno, a fim de ser sua noiva contra a vontade. 





Branca de neve – Deméter 

A primeira princesa Disney é uma jovem meiga, humilde e muito solidária. Adora os animais da floresta e tem um pensamento bem positivista perante as coisas, o que contagia muito seus amigos anões. Não se importa com coisas materiais e luxuosas, nem de trabalhar excessivamente para deixar seu castelo ou a casa dos anões sempre arrumada. 
Em sua mitologia Deméter foi a deusa mais generosa. Proporcionou agricultura e colheitas à humanidade, ajudou a engrandecer Demofonte, e o teria tornado imortal, e proporcionou os Mistérios Eleusinos. Essas expressões de generosidade são todas encontradas nas mulheres tipo Deméter. 



Ariel – Afrodite 

Uma noite, Ariel, Linguado e Sebastião embarcam em uma viagem dispostos a alcançar a superfície do oceano para assistir a uma celebração para o aniversário do Príncipe Eric em um navio, por quem Ariel se apaixona. Em uma tempestade que se seguiu o navio é destruído e Ariel salva Eric. Ariel canta para ele, mas rapidamente o deixa quando ele recobra a consciência para evitar ser descoberta. Fascinado pela voz que ficou em sua cabeça, Eric promete encontrar quem o salvou. Percebendo uma mudança no comportamento de Ariel, Triton pergunta a Sebastião sobre seu comportamento e descobre o amor de sua filha por Eric. Triton furiosamente confronta Ariel em sua gruta, onde ela e Linguado guardam artefatos humanos e destrói os objetos com seu tridente. Tanto os aspectos criativos como os românticos de Afrodite estão presentes na mesma mulher. Então ela se engaja em intensos relacionamentos, mudando de um para outro, bem como ficando absorvida em seu trabalho criativo. Tal mulher segue o que quer e quem quer que a fascine, e pode levar uma vida não convencional.



Sininho – Hera 


Ciumenta, sininho tem no seu maior sonho "ter o tamanho de um ser humano normal, para poder abraçar Peter Pan", por quem é platonicamente apaixonada. Embora a mitologia grega enfatize a humilhação e a índole vingativa de Hera, em sua veneração, por contraste, ela era grandemente honrada.

4 comentários:

  1. Sou como Mulan-Atena♥!
    -Mailane Sampaio

    ResponderExcluir
  2. "Encantada" eu não assisti =(

    Gostei deste post. Gosto quando as coisas se misturam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses posts são para que você veja como a sociedade ocidental foi incorporando os arquétipos dos deuses e deusas greco-romanos e como estão presentes na nossa cultura.

      bjs

      Excluir
  3. Faltou a tal princesa Aurora que seria a .... Bela Adormecida?

    ResponderExcluir