sábado, 19 de janeiro de 2013

ARQUÉTIPO ATENA (MINERVA)


Que deusa é você?

Deusa da sabedoria e da civilização, ela tem como principal objetivo a realização profissional. Possivelmente se envolve com educação, justiça, cultura e, algumas vezes, até com política.

A mulher Atena é muito ligada ao seu lado racional, sempre está bem arrumada e informada sobre as últimas tendências de moda. Mas dificilmente consegue tirar um tempinho para cuidar do corpo, já que a mente vem sempre em primeiro lugar.
Ela costuma estar rodeada de pessoas e é muito admirada. No amor, dá preferência a papos inteligentes, mas a princípio costuma ter dificuldades em libertar o corpo para vivenciar uma paixão.


“Canto aqui Palas Atena, deusa célebre de olhos radiantes, mente ágil e coração inflexível, virgem casta e poderosa, protetora da cidade, Tritogenéia. Zeus, ele mesmo, em sua sabedoria fê-la nascer de sua santa cabeça, e ei-la já ataviada em armadura de guerra, reluzindo a ouro, enquanto todos os imortais, reverentes e aterrorizados, contemplavam-na. Saltou logo da cabeça imortal em frente ao Zeus porta-égide, brandindo sua afiada lança. E o sublime Olimpo estremeceu terrivelmente diante do poderio da deusa dos olhos radiantes. E as terras ao redor soltaram um gemido de pavor enquanto as ondas negras das profundezas fervilhavam. Mas, subitamente, o mar serenou; o glorioso filho de Hipérion fez estacar seus cavalos céleres e a donzela Palas retirou a armadura divina de seus ombros imortais. Zeus, em suasabedoria, rejubilava-se. Salve, ó filha de Zeus, o porta-égide! Eu me lembrarei de ti, e também de outro cântico”.

Hino homérico a Atena (da tradução de Lang)




Atena é o nome que damos a um dos aspectos da natureza feminina, a uma de suas múltiplas possibilidades de ser, fazer, pensar e sentir. Atena é um arquétipo, ou seja um padrão energético que repousa no inconsciente coletivo e que pode ser despertado enriquecendo nossas vidas. O trecho acima é uma descrição do nascimento da deusa Atena, tem quase três mil anos, mas é ainda capaz de fazer vibrar os corações e transmitir adequadamente a força que Atena detém.

A deusa Atena, o arquétipo da mulher guerreira, culta e intrépida permaneceu abafado e calado durante muitos séculos de história, só despertando com o surgimento do feminismo que proporcionou às mulheres a abertura de novos horizontes. Até então sua vida se restringia à casa, aos filhos e ao marido. Dimensões que nada ou quase nada têm a ver com Atena. As poucas mulheres-Atenas que se sobressaíram ao longo dos tempos foram mulheres extraordinárias, promotoras culturais e escritoras.

Hoje em dia todas podemos ser Atena, ou melhor, todas devemos ter Atena em nós, suas qualidades fazem parte integrante da mulher moderna, profissional, batalhadora, ambiciosa e inteligente.

Vejamos quais são as principais características de Atena:

  • Em primeiro lugar, ela é inteligente, sua função principal é a racional (“função pensamento”, na linguagem da psicologia analítica). Ela pensa muito mais do que sente, privilegia a compreensão racional e lógica das coisas e da vida e mantém sob estrito controle o emocional. Daí a égide que na mitologia ela carrega na frente do peito: é uma espécie de escudo que protege o coração, o peito, os sentimentos.
  • Portanto, Atena é objetiva, direta, clara. Sua mente é ágil, rápida. Toda sua energia está voltada à realização de fins proveitosos para todos. Sua mente é um instrumento eficiente de trabalho, bem oleado, treinado, a serviço de fins definidos e objetivos.
  • Atena não posterga, realiza. Faz. Seu pensamento está voltado para o cumprimento de suas metas, mesmo que elas sejam no plano acadêmico: seu pensamento tem a realidade social como referência, ponto de partida e de chegada.
  • Pois Atena tem como preocupação a coletividade: nela sobrevive o antigo sopro da Grande Mãe das culturas e dos povos voltados à adoração do princípio feminino. Mas a Mãe em Atena é uma mãe cultural: promotora do bem estar coletivo, da educação das crianças, da qualidade de vida da cidade, de valores civilizatórios, de maior bem estar e sucesso para todos. Sua visão é de conjunto, sua atuação é específica e pontual.
  • Ela está pronta para a guerra se for preciso, mas não ama a guerra. Sua mãe, engolida por Zeus antes que ela nascesse, é Métis, o “sábio aconselhamento”. Atena é a sábia conselheira dos que empreendem grandes feitos, dos corajosos, dos atrevidos heróis. Ela está ao lado das iniciativas profissionais, das novas idéias, dos projetos sociais, dos estudos e aprofundamentos, das pesquisas... Enfim, Atena é nossa força propulsora no mundo do trabalho e da cidadania.

A ATENA CONTEMPORANEA NO MUNDO DO TRABALHO

O que significa a presença de Atena no mundo do trabalho? Qual é o perfil da mulher-Atena? Do que necessita? Ela precisa de:


  • Aprender a definir metas e prioridades.
  • Desenvolver um pensamento lógico e estratégico para alcança-las.
  • Saber lidar profissionalmente com colegas (homens e mulheres).
  • Se aprimorar e atualizar constantemente.
  • Estabelecer um código de ética e persegui-lo.
  • Ser firme mas flexível.
  • Saber enfrentar desafios corajosamente.
  • Lidar com conflitos (e não acoberta-los) buscando soluções satisfatórias para todos ou para a maioria.
  • Saber assumir a liderança e/ou saber trabalhar em equipe.
  • Propor e implementar mudanças.

DIFICULDADES ATUAIS PARA A INCORPORAÇÃO DA ENERGIA DE ATENA


Tendo em vista a situação cultural e social na qual as mulheres vivem há séculos, as conquistas no mundo de Atena ainda estão para serem completadas e aperfeiçoadas. Existem algumas dificuldades que precisam ser superadas. Vejamos algumas delas:


  • a mulher ainda está dividida entre família e trabalho não conseguindo administrar satisfatoriamente esses dois âmbitos tão importantes de sua vida.
  • sua sensibilidade e sua afetividade nem sempre se combinam adequadamente com suas necessidades profissionais.
  • o emocional interfere com o desenvolvimento do pensamento lógico e com o estabelecimento de metas.
  • as relações profissionais se confundem pela presença de elementos advindos de outras esferas de sua vida e de sua personalidade.
  • o equilíbrio entre emoções e razão é muito delicado na personalidade-Atena, levando freqüentemente ao enrijecimento da postura e a uma dificuldade em estabelecer relações cordiais e amigáveis com colegas e até com amigos.
  • preconceitos culturais e hábitos atávicos ainda pesam sobre a mulher contemporânea impedindo-a de desenvolver a independência necessária, a ousadia nas idéias e projetos, a agilidade mental e a autonomia que caracterizam a deusa Atena.
  • a relação profissional com os colegas homens nem sempre é clara e isenta de ambiguidades  levando ou ao acuamento da mulher ou ao uso indevido de sua inata sensualidade e sensibilidade.
ATENA E AS OUTRAS


Como já disse, Atena representa um dos aspectos da energia feminina. Quais são os outros?


  • Afrodite, a deusa do amor e da beleza, doa sensibilidade e espontaneidade. Impulsiona o instinto sexual e procriador, estimula a sensualidade e toda a experiência do “aqui e agora”. Inspiradora das artes e dos processos criativos em geral, amplifica a percepção do momento e confere brilho especial a todas as relações.
  • Deméter, a deusa da maternidade e dos cuidados para com tudo que é pequeno, recém-nascido, carente, vulnerável e necessitado. Seu estilo maternal acalenta, nutre e promove. Generosa e pródiga, atua incansavelmente na direção do crescimento e da realização dos seres seja do ponto de vista físico que afetivo.
  • Hera, a deusa dos céus, poderosa e majestosa. Tutela o matrimônio e todas as relações institucionais. Forte e de vontade férrea, zela pela estabilidade e proteção da organização social. Confere autoridade e força de liderança em prol do bem estar da sociedade.
  • Ártemis, deusa da natureza virgem, atleta e ágil. Protetora dos partos e de todas as potencialidades que podem “vir a ser”. Incentiva a formação de movimentos femininos, desperta a consciência ecológica e dá as boas vindas às comunidades alternativas. Autônoma e independente, proporciona pensamento focado e determinação para alcançar objetivos e metas.
  • Perséfone, deusa do mundo avernal, dos sonhos e premonições. Orienta o pensamento intuitivo e sensitivo e a captação de todas as informações e realidades que estão além da consciência racional. Médium e mística, é a grande inspiradora e guia nos momentos de crise individual e coletiva, presidindo a todas as faces de transição e transformação.
  • Héstia, deusa do fogo sagrado que arde na lareira central da casa. Confere ordem, paz e alegria, dando vida ao “lar”, alma do espaço físico habitado pela comunidade humana. Proporciona sentindo e significado, é o ponto tranqüilo e quieto em meio ao movimento.


A ALIANÇA ENTRE AS DEUSAS


Como as qualidades das outras deusas podem promover o bem estar e a realização da mulher-Atena? Como cada uma das irmãs de Atena pode estar a seu serviço sustentando e não atrapalhando seu desenvolvimento?


  • Afrodite: o excesso ou o descontrole de Afrodite leva ao que facilmente pode-se imaginar: a mulher consegue espaço não pelos seus dotes intelectuais e sim pelos atrativos físicos. Mas Afrodite é importante quando sua energia é usada a fim de conquistar os outros tendo em vista objetivos e metas que beneficiarão todos. Afrodite é indispensável quando se quer ter relações mais agradáveis e humanas nos ambientes de trabalho, quando a beleza do espaço é entendida como um fator de bem estar, quando criatividade e o entusiasmo fluem livremente redundando certamente para uma melhor qualidade de vida organizacional e humana.
  • Deméter: até que ponto é correto, produtivo e sensato usar uma atitude maternal no trabalho? O excesso de Deméter ao invés de promover crescimento o limita e instiga ao acomodamento e à falta de disciplina. A escassez da energia de Deméter leva à falta de compreensão das reais necessidades alheias e mais uma vez a desumanização das relações. Deméter ensina a ter paciência, a ser tolerante, a respeitar as individualidades, a priorizar a pessoa acima de tudo. Deméter está interessada no bem estar dos que a rodeiam, sem o qual qualquer sistema coletivo murcha e adoece.
  • Hera: a grande deusa do poder ensina a lidar com o poder! Ser inteligente e capaz não é suficiente para o ingresso bem sucedido no mercado de trabalho. É preciso saber lidar com as relações estabelecidas e institucionais, com a hierarquia, com os jogos de poder e eventualmente saber modifica-los. Hera confere força de caráter e auto-estima suficientes para não ser atropelada e engolida por forças adversas, promove o estabelecimento de relações diplomáticas e estratégicas para a garantia e o fortalecimento das próprias posições.
  • Ártemis: todo jogo é um jogo, quem se identificar com ele também morre quando o jogo acaba. Ártemis nos dá o sentido íntimo de pertencermos no fundo só a nós mesmas, de nossa identidade feminina mais recôndita e livre de preconceitos e condicionamentos, do dever ser e mostrar. O retorno periódico a Ártemis é como um banho de cachoeira que renova nossas vidas, permitindo encontrar a coragem e a independência para modificar radicalmente algumas condições de nossa vida quando isso se torna necessário, além se nos sentirmos unidas e solidárias com outras mulheres e com a verdadeira natureza feminina.
  • Perséfone: fala-se muito hoje em inteligência emocional. Este é um campo novo para a mulher-Atena que, apesar de ser mulher e ter certa intimidade com sentimentos e emoções, centrou todas suas energias no campo racional. Perséfone traz compreensão em profundidade, habilidade nos relacionamentos naquilo que eles mantém de oculto e não dito. Sobretudo, ajuda a lidar com conflitos e mudanças que acarretam crise e desorientação, seja pessoal que profissional.
  • Héstia: nada melhor do que trabalhar em um ambiente agradável, confortável, gostoso. Se o trabalho tem seu ritmo, seu processo e seus objetivos, as pessoas também precisam de pausa, de descontração, de relaxamento justamente para melhorarem seu desempenho. Ambientes frios e impessoais acuam e intimidam. Luz adequada, cafezinho, chás, biscoitos, flores, cores, disposição do espaço: tudo o que transforma uma casa em lar, também cria uma sensação de bem estar e acolhimento no espaço de trabalho, condição promissora para o bom êxito de nossas atividades.
  • Reconhecer padrões de comportamentos em nós é o caminho para sua administração consciente. As forças dos arquétipos devem estar todas presentes. Cada uma de nós guarda em si sua receita exclusiva para a combinação dos elementos. Porém, assim como até no melhor dos doces sempre vai uma pitada de sal, é bom para o nosso equilíbrio psico-físico assumirmos e cuidarmos de nosso pantheon interior.

Fonte: http://www.empoderandoasmulheres.com

5 comentários:

  1. Olá. Gosto muito do seu blog, parabéns!Ele me inspira a cada dia, me faz refletir e melhorar meu eu. Obrigada!
    Beijos, Mailane Sampaio.

    P.S.: Amo Atena, ela é minha mãe.

    ResponderExcluir
  2. Olá Mailane .
    É por falas como a sua que continuamos a escrever. Que bom que se identifica com Atenas! Demonstra que você é forte, ética e corajosa.


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Cara você muito bom sou aluna da psicologia meu tcc sobre arquétipos na mulher atual, será que não podemos conversar???

    ResponderExcluir
  4. Essa deusa é top demais

    ResponderExcluir