Trítico aberto
Fonte: <http://upload.wikimedia.org/> acessado em agosto de 2012
Hieronymus Bosch
Jeroen van Aeken, cujo pseudónimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido comoJeroen Bosch, ('s-Hertogenbosch, c. 1450 — Agosto de 1516), foi um pintor e gravadorHolanda dos séculos XV e XVI.
Muitos dos seus trabalhos retratam cenas de pecado e tentação, recorrendo à utilização de figuras simbólicas complexas, originais, imaginativas e caricaturais, muitas das quais eram obscuras mesmo no seu tempo.
Pintores alemães como Martin Schongauer, Matthias Grünewald e Albrecht Dürerinfluenciaram a obra de Bosch. Apesar de ter sido quase contemporâneo de Jan van Eyck, seu estilo era completamente diferente.
Especula-se que sua obra terá sido uma das fontes do movimento surrealista do século XX, que teve mestres como Max Ernst e Salvador Dalí.
Pieter Brueghel o Velho foi influenciado pela arte de Bosch e produziu vários quadros em um estilo semelhante.
Jardim das Delícias
O Títrico é um painel de três obras conjuntas. Quando as partes laterais são fechadas, o painel externo mostra uma representação em tons de cinza e marrom de Deus e a criação do mundo. À esquerda, enxerga-se Deus depois de criar Eva. A paisagem no painel central mostra uma série de prazeres mundanos; os detalhes da figura ora são ingênuos, ora são eróticos. No painel da direita, os condenados são atormentados por lembranças surreais das atividades que o levaram até lá. Vários músicos são torturados por mensagens gigantescas de seus instrumentos. Da mesma forma, um caçador é empalado por uma lebre e um caçador é devorado por seus próprios cães de caça.
Bosch quer ensinar que as atividades carnais são pecadoras e conduzem aos tormentos do inferno. No terceiro painel, encontram-se personificações dos 7 pecados capitais. O Orgulho encara seu reflexo no traseiro de um demônio, a Gula é obrigada a vomitar num buraco.
Trítico fechado
Fonte: <http://upload.wikimedia.org/> acessado em agosto de 2012
Referência: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hieronymus_Bosch> acessada em agosto de 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário