quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Lojas Marisa e beleza. Tudo vale a pena?







A rede varejista de roupas Marisa fez essa propaganda que eu considero um desserviço às Mulheres. De vez em quando retorno ao assunto da padronização e do sofrimento das mulheres no mundo em prol de uma beleza que não é a sua. Cada mulher é individual, cada uma traz em si a história e a beleza que são contadas em cada pedaço de seu físico, de suas emoções e de sua alma.
Não vejo problemas em se saber das novidades estéticas, dos cheiros, da boa comida, dos exercícios físicos. Vejo com bons olhos a busca pela beleza e harmonia visual. As próprias deusas olimpianas valorizavam a beleza, tanto que disputaram-na no episódio do "pomo da discórdia". 
Quero dizer que não faço apologia à gordura, não conheço uma mulher gorda satisfeita, logo não vou dizer que é uma coisa normal e tranquila. O problema de comerciais como esse é que eles propagam a coisa certa de maneira errada. Não considero errado preparar-se para o verão, tão pouco cuidar da alimentação. O problema é que a pessoa tomou papel secundário em sua própria vida em prol de usar uma peça de roupa. Privou-se de viver durante o ano, fazendo com que sua alimentação fosse "infeliz" como ela mesma citou. 
Quem disse que preparar-se para o verão é uma coisa necessariamente infeliz? Sopas não precisam ser ralas, ficar bela não precisa ser dolorido. 


Por fim, achei esse texto na Internet mas não encontrei o autor, mas é de muita sensibilidade:



...O corpo muda… cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18.




Entretanto uma mulher de 36, na qual entre a roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo. Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade não se saboteia e não sofre); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.


Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… viveram!


O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.


Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se! A beleza é tudo isto. Tudo junto!

4 comentários:

  1. Realmente ridículo...dói no fundo de qualquer alma feminista..e o pior é que,vendo esse vídeo,eu vi outro mais estereotipado ainda...chama-se 'Primavera Verão Marisa-Moda Íntima' lamentável...já bem dizia a escritora Marion Zimmer Bradley:"Enquanto houver salto alto não haverá feminismo de verdade."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz que bem vc de volta!

      Esse outro vídeo(também da Marisa) , não apenas acabou com as mulheres como foi preconceituoso com os homens. Qual o problema de se usar secador ou de se ter um Poodle? Infelizmente, ainda engolimos esse tipo de discurso que, em forma de brincadeira, dissemina o preconceito, as doenças alimentares e baixa auto-estima.

      Excluir
  2. Sim Deia, eu também achei que o video é ofensa aos homens também...sem falar no estímulo para competição desenfreada das mulheres...no meu Blog eu estou começando a falar sobre isso...pois trato de coisas calculísticas, história, química e feminismo e suas consequencias...bem verdade que atualmente falo mais de história,mas já começo a pesquisar assuntos de textos para defesa feminista para postar lá....o meu 1º post fala disso...se quiser vá e leia,vale a pena...http://lulopesfada.blogspot.com.br/2012/07/nenhuma-uniao-vale-o-preco-da-minha.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Gustavo;

      Estou surpresa positivamente com o que escreve no seu blog. Realmente é difícil ver um homem defender as causas femininas(tas) e LGBT. Além de falar com propriedade da educação é tudo muito lindo! No início eu quis ficar anonima, mas depois isso perdeu o sentido. São as minhas ideias que estão ali. Creio que com você também é assim. Ah posso colocar um link do seu blog no meu?Um forte abraço

      Excluir