segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Milton Nascimento - "Travessia"



Existe é homem humano. Travessia”. (João Guimarães Rosa In: Grande Sertão Veredas)



Travessia


Milton Nascimento


Quando você foi embora fez-se noite em meu viver.
Forte eu sou mas não tem jeito, hoje eu tenho que chorar,
Minha casa não é minha, e nem é meu este lugar,
Estou só e não resisto, muito tenho prá falar.


Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar?
Sonho feito de brisa, vento vem terminar,
Vou fechar o meu canto, vou querer me matar.


Vou seguindo pela vida me esquecendo de você,
Eu não quero mais a morte, tenho muito que viver!
Vou querer amar de novo e se não der não vou sofrer,
Já não sonho, hoje faço com meu braço o meu viver.


Solto a voz nas estradas, já não quero parar
Meu caminho é de pedras, como posso sonhar?
Sonho feito de brisa, vento vem terminar.
Vou fechar o meu canto, vou querer me matar.



Em incontáveis vezes somos forçados a crescer e amadurecer. Assim como o jovem Neoptólemo (clique aqui), que foi obrigado a fazer sua escolha, nós também nos encontramos em situações que uma escolha imediatamente exclui a outra.


A canção fala de amor e de amargura, mas fala também de esperança. O eu lírico da música tem a força de um “morrimento”e um “renascimento” de um sonho. Antes o sonho era feito de brisa tanto que um vento "terminava" com o sonho. Tanto que na segunda estrofe ele fala de querer se matar, e vai esquecendo desse alguém e não quer mais a morte pois tem muito o que viver. E parte para o lado prático da vida, já que não sonha, faz com o braço o próprio viver.


O que aprendo com essa música? Mesmo você sendo forte, ás vezes faz-se noite em sua vida, é natural e sadio viver com certa melancolia por um tempo determinado. Mas essa melancolia não pode definir quem você é. Aprendi que não existe espaço para vítimas no mundo e ninguém liga se sua vida foi difícil até aqui, se você sacrificou a juventude estudando, se sua travessia foi mais complicada.


Sempre vai ter quem vai te julgar por isso. O conceito pré formado vai existir. É parte das pessoas, não são culpadas por serem quem são. Mas, nós somos responsáveis por quem somos. E se um dia nos envergonharmos de quem somos: classe, cor ou travessia, deixaremos de sermos dignos do dom da vida e não mais viveremos apenas existiremos.

5 comentários:

  1. Bom dia, Deia.

    'travessia'. João Guimarães gostava tanto dessa palavra, numa entrevista revelou o motivo, disse que era porque considerava a alma das pessoas um rio de águas profundas. Tanto que escreveu um conto genial sob o título "a terceira margem do rio", que margem seria essa?

    Ótima terça para você!

    ps.: música linda, de muito bom gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cizim
      Nessa frase João Guimarães Rosa faz o contra ponto entre a existência do diabo e do Homem humano. Quando, consciente da humanidade do homem, Rosa via que somos falíveis e sujeitos ao erro. Achei super interessante a comparação ao rio de águas profundas, pois na psicanálise o mar profundo é a representação da alma.

      Uma ótima terça-ferira e adorei os seus poemas.

      Excluir
  2. Oiiieee...passando aqui pra deixar um recado
    (Video Novo) Make Azul com Delineado azul......Siga que eu sigo tb!!!!

    http://youtu.be/5PgC5gHeLzI
    www.makeolatras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse plano de fundo novo no site ficou muito melhor!

    ResponderExcluir