sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O patinho feio, Moiras e importante é ser você!



"Tira, a máscara que cobre o seu rosto
Se mostre e eu descubro se eu gosto
Do seu verdadeiro, jeito de ser
Ninguém merece ser só mais um bonitinho
Nem transparecer, consciente, inconsequente
Sem se preocupar em ser adulto ou criança
O importante é ser você"
Mascara . Pitty


"Nos contos de fadas, as lágrimas transformam as pessoas, fazendo com que se lembrem do que é importante e salvando sua própria alma. Somente um coração empedernido refreia o choro e a união. Entre os sufis existe um ditado, ou melhor, uma oração que pede a Deus que nos magoe: "Dilacere meu coração para que se crie um novo espaço para o Amor Infinito." CLARISSA PINKOLA p. 199






"A ex-dançarina Rosiane Pinheiro, do grupo Gang do Samba, sucesso dos anos 90, não está feliz com o seu corpo atual. Ela, que tem 35 anos, não gostou nem um pouco dos comentários que ela considerou maldosos após ser fotografada, há dois meses, saindo do mar na Bahia. Por isso, ela decidiu emagrecer em um reality show - para que todos possam acompanhar."

     Veja a moça da foto acima. Apesar da decisão de emagrecer aos olhos de quem quiser ver em um programa de TV, Rosiane bate o pé e afirma que em momento algum esteve gorda. Na verdade, ela estava forte. "Acontece que eu sou grandona, e acabo me passando por gorda. Como também tomo medicamentos contra alergia, acabo ficando inchada. Mas nunca estive gorda, e sim, forte", analisou. Rosiane pode ser vítima do que se chama Síndrome do Patinho Feio essa é uma desordem de cunho psicológico assim intitulado baseada no conto de Hans Christian Andersen, em que conta a história de um patinho feio, desengonçado nascido em meio a muitos outros irmãos bonitos. 


         Pinkola retrata o conto do patinho feio como uma história básica em termos psicológicos e espirituais. E o que seria uma história básica? “Aquela que contém uma verdade tão fundamental para o desenvolvimento humano que, sem a incorporação desse fato, o avanço se torna duvidoso e ninguém consegue prosperar sob aspecto psicológico enquanto não perceber essa verdade.” 

        Teria o destino decido a aparência? Para os gregos antigos sim. As Moiras eram seres da mitologia grega que determinavam os destinos humanos, especialmente a duração da vida de uma pessoa e seu quinhão de atribulações e sofrimentos. Eram três irmãs chamadas Cloto, Láquesis e Átropos . Cloto, em grego "fiar", segura o fuso e puxa o fio da vida. Láquesis ("sortear") enrola o fio e sorteia o nome dos que vão morrer e Átropos ("não voltar", ser inflexível) corta o fio. 

            Para a ex-dançarina Rosiane Pinheiro as moiras do fio do destino foram cruéis? Creio que não. Ela, além de linda, nunca foi gorda. Tem uma estrutura grande, musculosa essa história de emagrecer em reality show me lembrou de um trecho do livro mulheres que correm com os lobos: "E o que dizer se você, sendo um cisne, teve de fingir ser um camundongo? E se você teve de fingir ser cinzento, peludo e diminuto? E se lhe faltava um rabo longo e sinuoso para ficar em exibição no dia de andar com o rabo para cima?E se, onde quer que você fosse, você tentasse andar como um camundongo, mas acabasse gingando?E se você tentasse falar como um camundongo, mas a cada vez que tentasse saísse um grasnido? Você não se sentiria a criatura mais infeliz do mundo? A resposta é um inequívoco sim. Então, por que, se tudo isso é tão verdadeiro, por que as mulheres não param de tentar se curvar e se dobrar para assumir formas que não são suas?" 

         Para a psicóloga Junguiana Clarissa Pinkola, as necessidades da alma são encontradas no abrigo das três velhas irmãs que tecem o fio vermelho, ou seja, a paixão, da vida. As várias versões apresentam as Moiras como filhas do Caos, de Érebo, ou ainda de Têmis e Zeus. Na mitologia grega, Moira, no singular, é inicialmente o destino. Na Ilíada, representa uma lei que paira soberana sobre deuses e homens, pois nem mesmo Zeus está autorizado a transgredi-la sem interferir na harmonia cósmica. 

Os fatos expressados no conto segundo Pinkola: 

a) o patinho da história simboliza a natureza selvagem, que, quando forçada a enfrentar circunstâncias pouco propícias, luta instintivamente para continuar viva apesar de tudo; 

b) a natureza selvagem sabe instintivamente aguentar e resistir, às vezes com elegância, às vezes sem muito estilo, mas resistindo assim mesmo; 

c) para a mulher selvagem, a continuidade é uma das suas maiores forças. 

Na história, diversos personagens da comunidade examinam o patinho como "feio" e de um modo ou de outro o declaram inaceitável. Na realidade, ele não é feio. Só não combina com os outros. “É tão diferente que parece um feijão preto num balde de ervilha”. 

A pessoa que sofre da síndrome do patinho feio está a todo tempo preocupada com que os outros estão pensando ou comentando sobre sua aparência, ou sobre seu jeito, e por isso é comum continuar “batendo nas portas erradas mesmo depois de más experiências”. É difícil imaginar como se poderia esperar que uma pessoa assim soubesse quais portas são as certas se ela, para começar, nunca chegou a saber o que é uma porta certa. No entanto, as portas erradas são aquelas que fazem com que voltemos a nos sentir exilados. 

Características do “patinho feio”: 

A) uma pessoa suscetível. Alguém que é facilmente atingível pelo ambiente. Não é uma pessoa que põem o lixo no lixo. Ela põe o lixo para dentro dela mesma; 

B) uma pessoa sem defesa Psicológica. Defesa Psicológica é rejeitar o negativo e fortalecer o positivo. É preencher a mente com o positivo para não ser invadido pelo negativo de novo; 

C) uma pessoa que tem dificuldade de lidar com diferença.
As diferenças serão inevitáveis na vida. Só que elas podem gerar ciúme, inveja, inferioridade, raiva e vontade de manipular o outro. Em todos esses casos a pessoa não funciona com inteligência. Funciona de uma forma automática e nociva sem passar pelo crivo da inteligência. Aceitar a sua realidade, a sua diferença, é aprender a lidar com a situação, é funcionar com humildade, com o pé no chão.

D) o patinho feio pode ser uma pessoa que não enxerga a beleza interna. Todos nós sabemos que vivemos em uma sociedade que valoriza a beleza externa. Essa beleza ajuda em muita coisa inicialmente, mas a pessoa não vai muito longe se não tiver beleza interna. Características de uma personalidade sadia, caráter bem formado, temperamento equilibrado são características internas extremamente essenciais para qualquer conquista. Sem isso não há conquista alguma. Porém, muitas pessoas consideradas sem beleza externa, mas com beleza interna são conquistadoras de amizade, coração, trabalho, sucesso e outras coisas porque aprenderam a enxergar o valor da estrutura interna e se relacionam sem muita dificuldade.



Por fim, penso que a beleza é algo peculiar visto por cada um em momento. SEJA VOCÊ MESMO!
Não, é melhor, mais elegante e muito mais profundo ser o que somos e como somos, deixando que os outros também o sejam.” Clarissa Pinkola



2 comentários:

  1. Adorável post!

    Alguns usam máscaras para se fantasiar, outros para se esconder. No fundo, todos temos nossos momentos atrás da coxia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cizim

      Tem uma frase que diz: "vista a máscara da coragem para esconder seus medos". Talvez seja interessante esse recurso em algum momento da vida, mas usa-lo o tempo todo além atitude covarde é irresponsabilidade com a própria vida. Adorei o teu comentario e teus poemas.
      Bjs
      Deia

      Excluir