quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A caixa de Pandora e a criação da primeira mulher


O NASCIMENTO DA PRIMEIRA MULHER 


Assim como Eva foi a perdição da humanidade na cultura judaico-cristã, na cultura greco romana não foi diferente. Pandora foi a primeira mulher, criado a mando de Zeus para punir os homens pela ousadia de Promoteu em roubar o fogo e entrega-lo aos homens. Ela foi uma criação de vários deuses, cada um participou com uma característica. Hefesto modelou sua forma na argila, Afrodite lhe concedeu a beleza, Apolo com o talento musical, Deméter lhe ensinou sobre colheita, Atena concedeu a Pandora a habilidade manual, Hermes lhe ensinou o dom da persuasão, Poseidon lhe presenteou com um colar de pérolas e a habilidade de não se afogar. Foi Zeus quem deu o toque final, e enviou Pandora a Terra, e a entregou Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente.

Prometeu havia recomendado ao irmão que não recebesse nada dos deuses, pois sabia que estes poderiam ser traiçoeiros, ainda mais depois de ter dados aos homens o fogo. Mas Pandora era dona de uma beleza incrível e Epimeteu, não pode resistir ao tal e aceitou o presente.

DA CAIXA E DOS MALES

Epimeteu mantinha em seu poder uma caixa, que havia sido dada pelos deuses anteriormente. Ora, conta a lenda que dentro desta caixa, continham todos os males, e que jamais deveria ser aberta pois, se aberta todos os males escapariam e trariam ao mundo sofrimento e desolação. Epimeteu avisou sua mulher de que jamais tocasse na caixa.

Porém a curiosidade de esposa não a impediu de abrir a caixa, em um dia depois de ter amado o marido, ele caiu em um sono profundo. Pandora se dirigiu até a caixa e a abriu, espalhando sobre os homens todos os terríveis males que haviam sido contidos na caixa, tais como mentiras, velhice, doenças, pragas, vícios etc. Sobrando dentro da caixa apena a esperança. Desde então a humanidade vem sofrendo com todos estes males sem que seja possível erradica-los.

AS INTERPRETAÇÕES.

Filosoficamente existem duas formas de interpretar o mito da caixa de Pandora.

A. Após todos os males terem sido liberados sobre a terra, teria a restado somente a esperança, que neste contexto pode ser colocada como o maior de todos os males, pois mesmo sofrendo o homem ainda teria esperança de dias melhores, o que só iria contribuir com o aumento de sua dor.

B. Que se a esperança tivesse saído da caixa, não restaria mais nada a humanidade a não ser o seu calvário até o fim. Mas a controversa seria o que a esperança, sendo interpretada como algo bom, estaria fazendo lacrada juntamente com todos os males?
Dai, surgem frases populares do tipo a esperança é a ultima que morre.

De qualquer forma, todas as duas são válidas, depende de cada um, de cada cultura e, principalmente, do que você quer acreditar.

Fonte: osdozeolimpianos

2 comentários:

  1. Eu sempre tive uma terceira maneira de ver a "Caixa de Pandora"....a maneira machista de taxar as mulheres de 'curiosas incorrigíveis'....uma curiosidade que até hoje não sabemos se é da sociologia da mulher,da biologia da mulher, ou(mais provavelmente)nenhuma delas,e a teoria machista vem divulgando tudo isso para perpetuar uma idéia que nunca existiu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para vc ver Luiz. Como a sociedade patriarcal e demais machista coloca na mulher a culpa pelos males para submete-la ao querer do homem como se fosse uma dívida a ser paga.

      Excluir