sábado, 19 de janeiro de 2013

ARQUÉTIPO PERSÉFONE - (PROSÉRPINA)

       Que deusa é você?


Superprotegida, filhinha da mamãe, almeja que um homem (de preferência um "príncipe") venha arrebatá-la para um vida de sonho e que proteja de todas as dificuldades.
       A maioria dos casamentos realizados na fase juvenil está relacionada com o arquétipo dessa deusa. A jovem Perséfone normalmente é vaidosa, desligada da vida real, pouco interessada nos estudos ou em uma futura carreira. Os psicólogos a identifica como médium e pessoa dotada de percepção. A Mulher Perséfone é facilmente identificada tem enorme prazer em ajudar o próximo. Quando têm uma atividade, é para passar o tempo ou ganhar algum dinheiro para as suas vaidades. Não são estáveis num emprego e nem se definem em uma atividade. Na escola e no trabalho esperam encontrar possíveis candidatos a marido. Porém, diferente de Hera, ela escolhe e não é escolhida.
      Perséfone representa a mais passiva das mulheres e quando abandonada ou desiludida, leva muito tempo para recuperar-se. Elas são meigas, obedientes, femininas, delicadas e imaginosas.
O Retorno de Perséfone
Pintura de Frederic Leighton, 1891


Um comentário: